Portugueses e Espanhóis - Somos assim tão diferentes?

Queremos saber a tua opinião! E com esse objectivo convidamos-te a participar no colóquio que vai ter lugar no dia 8 de Junho, na Casa da América, em Madrid, a partir das 19.00 horas. Não faltes, o teu testemunho é importante para uma melhor percepção do conhecimento que temos uns dos outros.


O grupo de música tradicional portuguesa Ronda dos Quatro Caminhos virá especialmente a Madrid para actuar a seguir ao debate.

1 comentário:

  1. As percepções que se têm são muito diferentes consoante o lado da fronteira onde nos encontremos, em Portugal existe uma relação de amor-ódio relativamente à Espanha, contraditória e com alguns tópicos ultrapassados; em Espanha existe um certo desconhecimento que finalmente parece estar a ser substituído por uma certa curiosidade pela cultura de um país que consideram parte da “piel de toro” peninsular.
    Se pensarmos na Hispânia ou na Ibéria em termos globais podemos perguntar-nos: é mais parecido um castelhano a um catalão ou um português a um galego? Seguramente o segundo...Por isso, pelo conhecimento que tenho da cultura de ambos os países, posso afirmar que as diferenças são mínimas se compararmos qualquer dos dois países com um terceiro, como a França ou a Itália. Em termos relativos somos duas faces da mesma moeda, cultural e sociologicamente; em termos absolutos diria que existem diferenças motivadas pela estrutura económica e o desenvolvimento da sociedade civil que acaba por condicionar os comportamentos sociais. Individualmente o Português é cortês e bom anfitrião, o Espanhol optimista e expressivo. Só temos a ganhar se acabarmos com os preconceitos históricos que só revelam desconhecimento e falta de perspectiva...
    Pina de Morais

    ResponderEliminar