Pastéis de nata e Ronda dos Quatro Caminhos em colóquio sobre laços ibéricos em Espanha

Oje

Pastéis de nata da cadeia do Linhó e a Ronda dos Quatro Caminhos darão cor e sabor a um colóquio que decorre na próxima semana em Madrid, em que académicos e jornalistas espanhóis e portugueses analisarão os laços ibéricos.

Promovido pela Embaixada de Portugal em Madrid e intitulado "Portugueses e Espanhóis - Somos assim tão diferentes?", o colóquio decorre segunda-feira na Casa da América, em Madrid e está aberto ao público em geral.

O colóquio terá como interveniente principal Gabriel Magalhães, Professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Salamanca e de Literatura Espanhola na Universidade da Beira Interior, um conhecedor das culturas de Espanha e Portugal e que já viveu nos dois países.

Em declarações hoje à agência Lusa, Gabriel Magalhães explicou que vai analisar as diferenças culturais e sociais entre os dois países, considerando que a sua experiência "de português e espanhol" demonstrou que os dois povos "são realmente diferentes".

Conhecedor da realidades dos dois países, dá como exemplo o contraste entre o espaço global da obra épica portuguesa, Os Lusíadas, e o mais localizado de D. Quixote, que se fica por Castela e pouco mais.

"Como português, vive-se com as distâncias, a todos os níveis. Somos socialmente mais distantes, as famílias estão mais reunidas em casa e isso reflecte-se nas formas de tratamento, no gosto pela emigração", disse. "A sociedade espanhola é mais de proximidades, de maior convívio no social", afirmou.

Rejeitando a ideia de que Portugal e Espanha tenham estado alguma vez de costas voltadas, o especialista ibérico refere que "sempre houve relações".

O colóquio conta ainda com a participação de João Marcelino, director do Diário de Notícias, Miguel Gil, administrador da Media Capital, Enrique Pinto Coelho (ex-correspondente da SIC em Espanha), Belém Rodrigo, correspondente em Lisboa do diário ABC, António Sampaio, delegado da Lusa em Madrid e Enric Juliana, do diário La Vanguardia.

Será moderado por Maria de Lurdes Vale, conselheira de Imprensa na Embaixada de Portugal em Madrid, antecipando-se uma larga participação de portugueses e espanhóis.

Sem comentários:

Enviar um comentário